sexta-feira, 8 de agosto de 2008
Hidrografia da Costa Rica
Clima da Costa Rica
As temperaturas variam de acordo com a altitude e o litoral apresenta clima quente, variando entre 21º e 33ºC. O verão é a estação mais seca do ano, sendo a região do Caribe a mais úmida do país, apresentando chuvas alternadas com tempo bom mesmo nesta época. O litoral do Pacífico apresenta chuvas o ano inteiro, no entanto a frequência diminui na estação seca. A maioria da população é de descendência espanhola; afro-americanos (2%) e ameríndios (1%) são minoria. Apresenta um dos maiores índices de alfabetização da América Latina (95% da população).
Vegetação da Costa Rica
Típica: O clima é tropical e subtropical, arrefecendo em altitude. Existe uma estação seca de Novembro a Abril e uma estação chuvosa entre Maio e Outubro. Cerca de 30% da Costa Rica são cobertos por uma exuberante floresta tropical úmida, especialmente na costa leste, enquanto na costa oeste há alguns remanescentes de floresta tropical seca.
Relevo da Costa Rica
A Costa Rica é um país da América Central situado numa das zonas mais estreitas do subcontinente. O terreno é constituído por um conjunto de cordilheiras escarpadas que atravessam o país de noroeste para sueste, ladeadas por planícies costeiras de largura variável, sendo que as maiores são a de nordeste e o largo vale do rio Tempisque, a noroeste. As montanhas estão semeadas de vulcões, alguns dos quais ativos, e atingem a máxima altitude no Cerro Chirripó, com 3 810 m. A capital, San José, é a maior cidade do país e situa-se na zona das cordilheiras. Outras cidades importantes são Alajuela, próxima de San José, Puntarenas, na costa do Pacífico e Límon, na costa caribenha.
Hidrografia da Áustria
O lago de Constança (alemão: Bodensee) é um lago atravessado pelo rio Reno e situado na fronteira da com a Áustria e a Suíça.O lago de Neusiedl (em alemão Neusiedler See, em húngaro Fertő tó ), também conhecido como lago de Fert é o segundo maior lago de estepe na Europa Central e está localizado na fronteira entre Áustria e Hungria. A extensão do lago é de 315 km², dos quais 240 km² estão localizados no território austríaco e 75 km² no território húngaro.
Vegetação da Áustria
Como no resto dos países centro europeus, Áustria conta com frondosos bosques com carvalhos e pinos oferecendo um espetáculo impressionante. Se as montanhas ocupam o 80 % do território nacional, os bosques o fazem em mais de 40 %. A baixo dos 600 m de altitude, aos pés dos Alpes, encontram-se terras de cultivo que se produz, sobre tudo, batatas, trigo, cevada e centeio. A medida que se desce em altitude, descobre-se prados cobertos de fresco pasto, flores de brilhantes cores e brezais. Próximo do lago Neusiedler, o maior de Áustria situado em Burgeland, se dá a vegetação típica da estepe salina.
Clima da Áustria
O clima de transição centro europeu influenciado pelo clima atlântico é característico na Áustria. Em grande parte da Áustria os ventos predominantes são os que sopram do oeste e do noroeste.
A Áustria apresenta três zonas climáticas: o leste se caracteriza pelo clima panônico continental (a temperatura média em julho geralmente supera a marca de 19ºC, as precipitações anuais estão freqüentemente abaixo dos 800 mm); as regiões pertencentes aos Alpes são influenciadas pelo clima alpino (com muitas precipitações, verões curtos e invernos longos); o resto do território apresenta um clima de transição centro europeu temperado e úmido.
Relevo da Áustria
Cerca de 70% da superfície da Áustria é ocupada pela cordilheira dos Alpes, que ali alcança a altitude máxima na parte ocidental. É constituída por duas escarpadas cadeias calcárias, os pré-Alpes setentrionais e meridionais, que contornam um maciço cristalino de componentes mais brandos. O pico mais elevado é o Grossglockner (3.797m), na zona dos Altos Tauern, onde também se acham as maiores geleiras dos Alpes orientais, como a de Pasterze, de 32km2. No norte, entre os Alpes e os maciços da Boêmia e Morávia, estende-se o vale do Danúbio e, no extremo leste do país, em torno do lago de Neusiedl, começa a grande planície húngara. No todo, o predomínio das montanhas no relevo austríaco manifesta-se claramente na elevação média do território, de aproximadamente mil metros.
Assinar:
Postagens (Atom)