sexta-feira, 13 de junho de 2008

Economia da Costa Rica


A economia da Costa Rica é dependente do turismo, agricultura e exportações de produtos eletrônicos. A economia emergiu de uma recessão em 1997 e desde então mostra um crescimento forte. A localização da Costa Rica no istmo da América Central dá-lhe um acesso fácil aos mercados norte-americanos, visto que se situa no mesmo fuso horário dos Estados Unidos centrais, e acesso directo por oceano à Europa e à Ásia.


A economia tem melhorado significativamente na Costa Rica porque o governo implementou um plano de sete anos destinado à expansão da indústria de alta tecnologia. Existem isenções fiscais para os investidores que quiserem investir no país. Com o seu nível elevado de residentes formados, a Costa Rica é um local de investimento atraente. Várias empresas globais de alta tecnologia já se instalaram na área.
A moeda é o colón (CRC), que é cambiado a cerca de 450-500 por cada dólar americano e a cerca de 600 por euro.

Economia da Áustria


A Áustria é um país altamente industrializado, com uma economia de mercado. O comércio externo sempre teve um papel importante na economia austríaca. Desde a queda da "cortina de ferro", o papel da Áustria como ponto de passagem para os países da Europa Central e Oriental acentuou-se ainda mais.

Cerca de 40% de PNB da Áustria provém das trocas comerciais, do comércio externo e do setor dos serviços. Um dos setores econômicos mais desenvolvidos, depois do comércio e da indústria, é o turismo, quer de Verão, quer de Inverno.